quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Geração Pontocom

As aulas de violino ministrada por aquela professora tradicional especialista no estilo irlandês são aulas que dão ênfase na prática, na vivência do educando. Ministro aulas de história para alunos que também acho ser de extrema importância a vivência, o cotidiano. Ao inserir os conteúdos de história que o curriculo pede, tento fazer com que eles experimentem, introduzindo os valores de ética, cidadania, responsabilidade social, etc, para que entendam, pelas práticas atuais, os contextos históricos. Sempre tento relacionar o conteúdo a ser aprendido primeiro com a atualidade, com o dia a dia, para que possam traçar paralelos e despertar o interesse quanto aos conteúdos, para que se lancem atrás das respostas e que também possam fazê-las. Para que eu sinta que uma aula foi boa, na minha área pelo menos, creio que os alunos devem ter tido a oportunidade de ir além do conteúdo principal da aula proposta, que tenham refletido sobre outras realidades ou situações similares, que tenha formulado hipóteses. Hoje, com essa geração on line, o professor pode utilizar a internet, criar blogs como ferramenta pedagógica, que provavelmente será muito produtivo, pois essa geração está o tempo todo às voltas com o computador e tudo que vem de internet, a interação deles é certa. O professor então terá que utilizar como estratégias a interação das aulas com o blog, complementando os conteúdos com materiais diversificados, enquetes, situações participativas e que valorizem as opiniões e questionamentos dos alunos.

2 comentários: